Quando a vida imita a arte

Olá, Cartolitos!

Vejam o que saiu da Cartola essa semana. Um pequeno compilado de situações em que a realidade se rende a ficção e passa a incorporá-la no seu cotidiano.

Toda obra de ficção tem como meta deixar sua marca no público. Seja para agradar a vaidade dos envolvidos, seja para suprir uma necessidade puramente comercial, seja para ganhar prestígio junto a um público segmentado e influente.

E como veremos aqui, isto pode se dá de várias formas.

Influenciando uma jovem e brilhante mulher a lutar pelo seu sonho de infância, ajudando um fã a se recuperar emocionalmente, incentivando a realização de viagens incríveis; prevenindo o desenvolvimento de doenças sérias ou inspirando empreendedores.

Confira alguns desses casos e comente caso lembre-se de outros.

J
Pôster da série clássica Star Trek, (Jornada nas Estrelas)

Star Trek (Jornada nas Estrelas) (1966-1969)

Não é segredo para ninguém que a tripulação da Enterprise, liderada pelo porradeiro e mulherengo capitão Kirk, introduziu uma geração de jovens no universo da ficção científica e despertou o interesse pelo rigor da ciência elementar.

Porém a série impactou em outros aspectos, dentre eles, o da representatividade.

Em meio a luta por direitos civis e igualdade racial na década de 60, a jovem atriz negra Nichelle Nichols foi escalada para interpretar a tenente Uhura na série televisiva.

Conta-se que a consagrada atriz Whoopi Goldeberg, então com 9 anos de idade, quando viu a personagem na televisão,  gritou para todos na casa verem algo incrível: uma mulher negra na TV que não fazia papel de empregada.

O episódio de 1968, “Plato’s Stepchildren”, entrou para a história da TV americana ao exibir o primeiro beijo inter-racial, protagonizado por Nichols e o personagem de Willian Shatner.

A atriz ganhou a dimensão da importância de seu papel pela causa política, ao receber um telefonema do pastor e ativista Martin Luther King Jr, quando este soube que ela pretendia abandonar a série por um trabalho na Broadway, pedindo que permanecesse exercendo o papel.

J2
Tenente Uhura, interpretada por Nichelle Nichols

Seu impacto na sociedade americana chegou literalmente ao espaço.

Em 1992, Mae Carol Jemison foi a primeira mulher negra a integrar uma viagem espacial ao desempenhar o cargo de especialista de missão do ônibus espacial Endeavour.

Ela declarou que se espelhou em duas pessoas para alcançar o feito, Sally Ride e Tenente Uhura.

Na infância, a personagem da ficção plantou a primeira semente desse sonho impossível para as mulheres de sua época.

Anos mais tarde, já formada em medicina, depois de serviços prestados ao Corpo da Paz em Serra Leoa e na Libéria, entusiasmou-se com o pioneirismo de Ride, de ser a primeira mulher no espaço, e lembrou-se da jovem tenente da nave exploratória reavivando o sonho de infância.

No ano seguinte, em Star Trek: The Next Generation, como a tenente Palmer, foi a primeira astronauta a interpretar um personagem em um episódio da famosa série.

Fora da agência espacial, fundou e sustenta a Dorothy Jemison Foudantion voltada para inclusão de mulheres negras em escolas, universidades e grandes empresas.

Em 2015, ganhou a Medalha Elizabeth Blackwell, prêmio concedido a médicas pela contribuição valorosa a causa da mulher na medicina.

F
O setexto de amigos mais famoso da TV mundial

Friends (1994-2004)

Talvez Friends seja a execução perfeita da fórmula de sitcom desenvolvida ao longo de décadas. Ritmo ágil, piadas em breve intervalos de tempo, personagens cativantes e bons coadjuvantes.

A rotina de seis jovens adultos de classe média urbana vivendo seus altos e baixos, em Nova York, conquistou prêmios, a América e milhares de fãs pelo mundo. Além de se tornar um fenômeno cultural influenciando linguagem, moda e comportamento.

O grande trunfo da série foi a capacidade de faze o expectador se tornar o sétimo elemento do grupo de amigos, tornando-o íntimo de cada personagem ao compartilhar por anos a fio seus segredos, hábitos, temores, paixões; premiando a audiência fiel com autorreferências compreensíveis somente pelos das antigas sem deixar de ampliar o círculo social com piadas de fácil assimilação.

É discurso corrente entre os fãs a sensação de bem estar, conforto, empolgação toda vez que param suas vidas para acompanhar um episódio da comédia, mesmo que já tenha o visto dezenas de vezes.

E não foi diferente no caso do empresário Chinês Du Xin.

Em entrevistas, ele comentou que a série foi muito importante na sua vida para ajudá-lo a superar momentos difíceis.

F2
Reprodução da icônica cafeteria Central Perk, da inesquecível Friends

Fã ardoroso resolveu recriar a famosa cafeteria da série, o Central Perk, no bairro de Chaoyang, em Pequim, tão logo teve condições.

Esforçou-se muito para encontrar cada objeto do icônico cenário, precisando importar peças no exterior e tirar várias fotografias de móveis que passavam rapidamente diante das câmeras para identificar o modelo exato.

Diante do inconfundível sofá, frente a mesa de centro, onde se reunia os eternos amigos, colocou uma televisão que exibe, sem intervalos, maratonas de episódios da sitcom premiada. Dependendo da ocasião, os episódios são temáticos, como os especiais de natal ou de ação de graça.

É tamanha sua paixão pela série que rebatizou seu nome para Gunther, o gerente do estabelecimento que nutre um amor platônico por Rachel Green (Jennifer Aniston), e dois de seus garçons mudaram o nome para Rachel e Joey. Os fás mais atentos hão de perceber o grau de conhecimento dos envolvidos sobre a série com essa informação. Não foi uma escolha aleatória já que os personagens escolhidos trabalharam, em diferentes temporadas, na cafeteria.

O sonho do empresário, como não podia deixar de ser, é receber os famosos astros da série para bater um papo sobre a série.

V
Capa de uma das edições do clássico de Júlio Verne, A Volta ao Mundo em 80 dias

A Volta ao Mundo em 80 Dias (1873)

Desde a sua publicação, o clássico literário de Júlio Verne vem instigando a imaginação de gerações de leitores e inspirando artistas das mais diversas artes como cinema, literatura, teatro e televisão.

E reacendeu o espírito aventureiro e revolucionário da jornalista norte-americana Nellie Bly, pseudônimo de Elizabeth Jane Cochran.

A repórter já havia consolidando o seu nome no meio jornalístico destacando-se em jornais locais e posteriormente em grandes publicações como o New York World, mas ganhou fama como ao fazer uma reportagem dentro de uma instituição psiquiátrica; a época, o instituto era alvo de denúncias de abusos e maus tratos para com os internados; infiltrando-se ao se passar por louca diante de um juiz.

O enredo da obra de Verne, onde um rico e pacato senhor inglês é desafiado a fazer a famosa viagem após um comentário despretensioso em uma partida de uíste, valendo 100 milhões de libras, fez com que Nellie Bly voltasse a se destacar.

Sugeriu ao seu editor que ela tentasse recriar a circunavegação idealizada pelo ilustre escritor no mesmo período de tempo indicado no livro.

Sugestão mais do que aceita.

V2
Retrato de Nelly Bly, pseudônimo de Elizabeth Jane Cochran

Em 14 de dezembro de 1889, embarcou com um simples bagageiro com poucas roupas e vestindo um modesto casaco onde guardava o dinheiro, sozinha, no SS Agusta Victoria de Nova York.

De navio a vapor, percorreu vários países como Inglaterra, França, Hong Kong e teve a oportunidade de conhecer o próprio Júlio Verne.

Alimentava o jornal com reportagens diárias sobre os desafios da viagem e o que encontrava nos países que desembarcava. Os relatos causaram verdadeiro frisson no público que aguardava ansiosamente por novas atualizações e o retorno da ousada repórter, chegando-se se fazer apostas sobre a hora e os minutos em que chegaria a sua nação de origem.

Ela completou o percurso com oito dias de antecedência do prazo esperado, desembarcando em San Francisco no dia 21 de janeiro de 1890.

Curiosamente, assim como na trama do livro, houve uma disputa, uma corrida contra o tempo, ainda que não valesse a vultosa quantia.

Um jornal concorrente do New York World enviou uma repórter para reproduzir ou bater o recorde antes Bly, mas pela rota inversa, do outro lado do mundo.

Acabou chegando quatro dias após o retorno triunfante de Elizabeth Jane Cochran.

No Brookly, em Nova York, há um parque de diversões, inspirado no tema do livro, com o seu nome.

P
Elenco de uma das temporadas da aclamada série que revolucionou o formato de série médica na TV

Plantão Médico (1994-2009)

O drama médico que redefiniu o gênero e se tornou recordistas de prêmios e indicações.

Com ritmo frenético, realismo impressionante, dramas verossímeis, estórias cruzadas e complementares; personagens fortes e comoventes interpretadas por revelações talentosas, como George Clooney (Jogo do Dinheiro), Noah Wyler (The Librarian) e Julianna Margulies (The Good Wife).

Plantão Médico foi um sucesso instantâneo de audiência e crítica.

Idealizada pelo médico e escritor Michael Crichton, autor do livro eternizado no cinema por Steven Spielberg, Parque dos Dinossauros, a série impactou pela riqueza de detalhes do dia a dia de médicos plantonistas de um hospital público de Chicago.

Os tipos de problemas apresentados pelos pacientes eram variados e a morte era uma ocorrência frequente instaurando um clima de imprevisibilidade e suspense sufocante. Juntando-se a isso, havia os alívios cômicos inesperados concentrados, nas primeiras oportunidades, na conturbada relação residente-professor entre Peter Benton (Eric La Salle, que pode ser visto atualmente nos cinemas no filme Logan) e John Carter (Noah Wyler).

A série inovou também por usar câmeras menores de manuseio mais fácil, além de contar com uma equipe médica para instruir o posicionamento dos atores e no uso do material hospitalar.

p2
ER (Plantão Médico) marcou época na TV

A atração foi instrutiva ao abordar temas como os limites éticos dos profissionais de saúde, procedimentos adotados em casos de violência familiar, gravidez na adolescência, abortos, violência de gangues, homossexualidade, deficiência auditiva, alcoolismo, overdose de drogas, enfim, temas ainda presentes na contemporaneidade.

David Zabel, um dos produtores-executivos da série, afirmou em palestra feita no Brasil, anos atrás, que era comum receber dos telespectadores cartas na qual revelavam que mudaram os hábitos alimentares por causa das orientações passadas pelos médicos fictícios aos seus pacientes.

A morte mais memorável e sentida pelos fãs se deu na 8º temporada com o falecimento de um dos personagens fixos da série, em decorrência de um câncer no cérebro. Os sintomas encenados da enfermidade alertou uma texana sobre a possibilidade de portar a moléstia ao identificar em si os mesmos sinais apresentados. Com um exame preventivo, confirmou-se a suspeita.

Como foi uma descoberta precoce, pôde tratar-se e se livrar do tumor.

H
Harry, Ron e Hermione, o trio protagonista da saga Harry Potter

Harry Potter (Série literária: 1997-2007) (Cinema: 2001-2011)

A saga do bruxo órfão escrita por J. K. Rowling, que aqueceu o até então morno setor editorial infanto juvenil, é responsável por formar uma geração de leitores e garantir um filão bilionário aos estúdios de cinema, que não pretendem deixar de lado tão cedo o riquíssimo universo construído por Rowling.

A trama consegue captar de imediato a atenção de crianças e adultos ao adaptar o ambiente escolar, tão familiar e presente na vida dos mais jovens e tão saudoso para os mais velhos, a rotina inusitada do mundo fantástico da feitiçaria.

Um assunto comum a todos mais as maravilhas de um universo quase sem limites.

Eis os ingredientes do caldeirão mágico.

O casamento literatura-cinema nunca foi tão perfeito com o primeiro potencializado pelos recursos visuais milionários da sétima arte e o segundo fertilizado pela criatividade abundante despejada nas páginas impressas.

O resultado é um universo envolvente capaz de gerar recordes de vendas, bilheterias e fascínio contínuo; imersão viciante e inesgotável.

HP2
Escola de Magia e Bruxaria em SP, Campos do Jordão

Imersão que pode criar um novo nicho em um mercado sólido e rentável.

A empreendedora Vanessa Godoy decidiu abrir uma Escola de Bruxaria e Magia inspirada no castelo de Hogwarts em um hotel na paulistana Campos do Jordão.

O projeto nasceu com o intuito de proporcionar uma experiência inesquecível para os fãs do bruxo. O sucesso foi tremendo que esgotou as vagas disponíveis para os cursos e este ano pretende ampliar o público liberando o ingresso do público infanto-juvenil. Há também o projeto de inaugurar uma das lojas de doces encontradas nas dependências em São Paulo, a Três Varinhas Gourmet.

A escola dá aulas de várias disciplinas como Poções e Elixires, Defesa antitrevas, Herbologia, Feitiçaria, entre outros. Oferece 3 dias de estadia, alimentação,  material didático, roupas temáticas, reproduções das lojas do universo ficcional com itens licenciados da franquia consagrada e diplomas ao final de cada disciplina.

Sugestão de leitura

Você que curte um bom livro de mistério e suspense, indico a obra “Angústia na Cidade do Caos: crônicas de uma era indecente”, lançado pela Editora Multifoco.

Um rapaz misterioso achado desacordado e sem memória, próximo de um cemitério clandestino de uma comunidade assolada pelo sangrento conflito de facções criminosas, inicia jornada para descobrir os enigmas envoltos de seu passado. Porém, precisará encontrar respostas para questões ainda mais complicadas conforme percebe-se protagonista de eventos sinistros e inconcebíveis para o senso comum de realidade.

Saiba mais a respeito aqui.

Compre o livro aqui.

Adicione o livro na lista de desejados no Skoob.

E aí? Lembra de outros casos em que a ficção serviu de inspiração?

Deixe nos comentários.

Compartilhe.

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s