Os brasileiros são os maiores rivais dos argentinos?

Olá, Cartolitos!

O que saiu da cartola essa semana foi uma bola de… futebol!

A maioria dos brasileiros, ao puxar pela memória, talvez não se lembre do momento exato em que aprendeu que os argentinos são os nossos maiores rivais no Futebol e que é bem aceito depreciá-los e provocá-los. Essa oposição é tão disseminada e natural, que se tem a impressão que tal fato não foi transmitindo, mas trata-se de uma configuração padrão de fábrica, que nascemos com essa ideia implantada.

Rivalidade Barsil e Argentina
As aparências enganam: brasileiros têm mais birra dos argentinos do que os hermanos conosco. Crédito: Comunicação, Esporte e Cultura.

Para historiadores e cientistas políticos, o embrião da disputa remonta aos séculos de colonização da América Latina por portugueses e espanhóis. Os dois impérios travavam contendas pela exploração do Rio da Prata e o conflito de interesse culminou na Guerra da Cisplatina (1825-1828).

O clima de rivalidade, ao passar dos anos, acabou se tornando um hábito entranhando nas culturas locais chegando ao conhecimento popular por meio de publicidade política ufanista e de viés contrário aos vizinhos. Logo, a rivalidade disseminou-se e encontrou vazão em outras esferas como no campo esportivo.

Porém, com o passar do tempo, esse cenário se modificou e a imagem que se tem do Brasil hoje é mais de admiração, reverência, do que rancor insuperável.

Rivalidade Barsil e Argentina 2
Dentro de campo as coisas costumam esquentar, mas a rivalidade, por parte dos argentinos, se limitam aos gramados. Crédito: Youtube.

Os argentinos se maravilham com a alegria do brasileiro que contrasta frontalmente com a melancolia que nossos vizinhos julgam caracterizar o seu povo. Impressionam-se com o desenvolvimento industrial do Brasil, as grandes obras de infraestruturas e o protagonismo notório que conquistou nos últimos anos no continente.

Alguns dados que confirmam essa postura

Na festa de casamento, os portenhos instituíram no ato final da cerimônia o que intitulam de “Carnaval Carioca”, festejo embalado por marchinhas do carnaval brasileiro.

Em um levantamento publicado em 2005, constatou-se uma conclusão que pode chocar a muitos: 93% dos argentinos nutriam simpatia com o ex-presidente Lula, superando a popularidade até no ABC paulista. Dado semelhante, em pesquisa passada, em relação ao ex-presidente Fernando Henrique. Ou seja, os argentinos estimam mais os nossos políticos do que os deles.

Rivalidade Barsil e Argentina 3
Rivalidade é antiga, mas começou amistosa. Crédito: Goal.com

Abrangendo o período de 1979 a 2015, de 500 a 1 milhão de argentinos, em média, viajam anualmente para o Brasil. Os destinos preferidos são Rio de Janeiro e Salvador. É a nação estrangeira que mais envia turistas ao país.

E o que determina no campo esportivo que o Brasil perdeu o posto de rivais mais odiados é a preferência dos argentinos quando se enfrentam Brasil e Inglaterra. A maioria torce pela verde e amarela.

Porque os Ingleses ocupam atualmente a zona negra e fervilhante dos corações de nossos vizinhos fronteiriços.

Rivalidade Barsil e Argentina 4
Os argentinos preferem torcer para o Brasil do que para os ingleses.. Crédito: Taringa!

E novamente a política é a grande culpada

Ao se tornar independente em 1822 e se livrar do domínio espanhol, a jovem nação Argentina considerou que as ilhas Malvinas também lhe pertencia por estas terem sofrido ocupação espanhola.

Mas os britânicos afirmam que a região integra a área de controle da coroa desde 1833 quando dominou o arquipélago expulsando as tropas latinas.

O desentendimento ganhou capítulo mais dramático em 1982 quando o governo ditatorial argentino, enfrentando grave crise econômica, resolveu desviar o foco das dificuldades financeiras e inflamar o nacionalismo do povo voltando a reivindicar a posse das ilhas ao invadir o território. Os Britânicos não titubearam e responderam prontamente enviando 100 mil soldados para lidar com os modestos 12 mil soldados do regime autoritário.

Rivalidade Barsil e Argentina 6
Questões políticas e de patriotismo fazem os hermanos preferirem os brasileiros do que os gringos da terra da rainha. Crédito: Sputinik Brasil.

O resultado foi uma lavada para os gringos da terra da rainha.

Desde então, o clima de hostilidade quanto aos Ingleses na Argentina se manteve em alta.

Isto explica a adoração para com Diego Armando Maradona. Além de ter sido o jogador excepcional que foi, ganhou uma copa do mundo com uma mãozinha da arbitragem e fazendo o “Gol do Século” adivinha sobre quem?

Rivalidade Barsil e Argentina 5
Maradona é herói de guerra. Brilhou contra o maior rival. Crédito: Pinterest.

Sugestão de leitura

Rivalidade Barsil e Argentina 7
Livro de Ariel Palácios é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura e história de nossos vizinhos. Crédito: Editora Contexto.

Muitas das informações aqui contidas neste artigo foram extraídas do ótimo livro Os Argentinos, de Ariel Palácios, da coleção Povos e Civilizações da Editora Contexto.

É uma série que tenta, de forma resumida, retratar os principais hábitos e costumes de determinadas culturas inserindo uma contextualização histórica. E no meu entender, o faz de maneira muito competente e agradável.

Com essa dica, despeço-me e aproveito para convidar o leitor(a) a curtir a página oficial no Facebook, caso não o tenha feito, e seguir o cartolito no Twitter.

Até a próxima. Fui!

Assine a newsletter!

Quer receber conteúdo exclusivo sobre literatura, curiosidades, dicas de leitura, contos gratuitos, trechos de livros e participar de promoções e sorteios? Basta assinar a minha newsletter.

Leva menos de 2 minutos.

Sugestão de leitura

Está disponível na Amazon, gratuitamente pelo Kindle Unlimited, meu livro “Catástrofe no Coração da República (das bananas)”. Um suspense político com muita chuva, asfalto, moto e… bomba!

Para ler a sinopse e solicitar uma amostra grátis, clique aqui.

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s