A onda dos clubes de assinaturas de livros. Já escolheu o seu?

 

Caros leitores do Cartola Cultura, neste último post do ano o que foi tirado da cartola é essa nova onda de clubes de assinatura de livros. Vários começam a pipocar por aí e voltados para segmentos específicos.

É notório que esse formato de consumo de produtos vem em uma crescente. Estima-se que só no Brasil esse mercado movimenta algo em torno de R$ 1 bilhão (incluindo todo tipo de produto ou serviço, vinho, livro etc).

Especificamente no caso de livros, os clubes mais populares atualmente atingiram números polpudos, o Leiturinha, clube de assinatura voltado para o público infantil, já ostenta a marca de 100 mil assinaturas.

                Clubes de assinatura de livros vêem fazendo grande sucesso.

Uma excelente notícia considerando que o mercado editorial vem sofrendo baixas duras, enfrentando o que parece uma crise eterna.

Mas porque os clubes de assinatura de livros estão fazendo tanto sucesso? Como funciona um? Quais as opções disponíveis?

Cada uma dessas questões será abordada a seguir.

Confira!

Clube popular

Não é de causar surpresa o êxito desse tipo de formato de negócio. Deve ter testemunhado a ascensão estrondosa de plataformas de streaming nos últimos anos, a principal, Netflix, e que opera com sistema semelhante: o pagamento de assinatura mensal para ter acesso ao conteúdo oferecido na plataforma, dentre eles o exclusivo. A Disney e outras grandes desenvolvedoras de conteúdo, constatando o sucesso desse modelo e percebendo que se trata do futuro da forma de se consumir entretenimento audiovisual, já se coçaram para preparar seus próprios canais de streaming e muitos especialistas já apontam que a consequência dessa enxurrada de canais será devolver o consumidor a era da TV a cabo se quiser ter acesso a todo conteúdo que gostaria de consumir: pagar diversas assinaturas mensais que, mesmo sendo de valores acessíveis, ao se fazer a soma de tudo resultará em uma fatura da Sky ou NEET da vida.

Mas se não surpreende, não significa que a causa do êxito comercial seja óbvia, cabe a pergunta: por que faz sucesso? Afinal, planos de assinaturas existem desde a época que o Silvio Santos quase não falava besteira. Os moribundos jornais impressos, por exemplo, há décadas trabalham com sistema de assinatura e entrega, as revistas de todos os segmentos possíveis também, as já citadas TVs a cabo operam por lógica semelhante, mas todos eles se encontram em fase de declínio.

Por que uns estão se dando muito bem, obrigado, e velhos de guerra amargam tempos de penúria?

Bom, a resposta ao observar  quais são os atrativos elencados pelos participantes desses novos e populares clubes de assinatura é basicamente a exclusividade. A exclusividade para acessar livros e brindes, o serviço de entrega em casa, a facilidade de contato e contratação propiciada pelo meio digital e a possibilidade de discutir em grupos de mídias sociais sobre as obras consumidas com outros integrantes do clube, que naturalmente têm gostos em comum, fazendo com que a experiência de leitura seja mais rica.

Mas entre todos os motivos, a exclusividade é a que ganha com larga folga, não só em clube de livro.

Voltando ao exemplo da Netflix: porque ela sempre investiu em produções próprias mesmo na época que nuvens de concorrência nem sequer pairavam no horizonte? Porque se trata de conteúdo exclusivo. Não há outro lugar para se consumir o produto que desenvolvem, ao contrário de alguns filmes e séries no catálogo que podem ser visto na TV, DVD ou nas ondas piratas da web. E com a dona Disney se desvinculando da plataforma, pode ter certeza que irá investir cada vez mais em produções próprias.

Sentir-se seleto, especial, diferenciado, a sensação de experimentar algo único e para poucos: eis o segredo: a velha vaidade e necessidade humana.

Como funciona um clube de assinatura?

É bem simples. Você escolhe um plano de assinatura. Normalmente é um anual ou mensal. Alguns podem oferecer planos para um segmento específico, como infanto-juvenil.

Escolhido o plano de assinatura você passa a receber um kit, depende do tipo de plano a se escolher, que vem com o livro do mês, revista, marca-textos e outros brindezinhos.

A escolha do livro do mês é feita por uma curadoria ou apenas por um curador. Esse curador pode ser fixo ou mudar a cada mês.

View this post on Instagram

Nosso novo curador do clube Humor e Amor é conhecido por compartilhar suas ideias e pensamentos em bilhetes como esse… Consegue adivinhar quem é? 😍 Dicas para você acertar o nome do novo curador nos comentários: Ele é: – poeta, cronista e jornalista; – filho de dois renomados poetas; – une seus sobrenomes para a assinar suas obras; – publicou mais de quarenta livros; – possui mais de 20 prêmios literários. . 😍Agora deixe seu palpite sobre essa surpresa maravilhosa que o #Garimpo tá trazendo!!!😍 . Assine o Clube Humor & Amor e participe dessa curadoria! Acesse: www.garimpoclube.com.br #garimpoclubedolivro #humoreamor #leitores #curadoriadelivros #clubedolivro #surpresa #literatura #livro #livros #booksgram

A post shared by Garimpo Clube do Livro (@garimpoclubedolivro) on

O cidadão(ã) que exerce esse papel de escolher a obra a ser consumida no mês é um dos grandes diferenciais. Não faria sentido ser um Zé Mané qualquer. É praxe que seja uma pessoa com sólidos conhecimentos de literatura, um professor, mestrando, pós-graduado, um artista, um cantor, jornalista, enfim, alguém que já tenha contribuído ou contribui para a promoção de cultura e educação no país.

A maioria desses clubes revela ou pelo menos dão dicas sobre o trabalho literário da vez a ser enviado no kit, mas há alguns que preferem fazer o estilo “surpresa”, não contar nadinha de nada e deixar o leitor com a expectativa do que terá pela frente pelos próximos 30 dias.

Opções de clubes de assinatura de livros

A seguir, algumas opções de clube de assinaturas de livros:

TAG Livros

Fundado em 2014, o TAG Livros alcançou o status de um dos clubes de assinatura de livros mais populares do momento. Já atingiu a marca de 24 mil assinantes e continua subindo. Na curadoria dos livros do mês, já passaram nomes de peso como: Luis Fernando Veríssimo, Mario Vargas Llosa, Martha Medeiros, Chimamanda Adichie, Mário Sergio Cortella e muito mais.

O TAG Livros trabalha com 2 planos de assinatura, ambos com opção anual ou mensal:

  • TAG Curadoria: o clube convida grandes nomes da literatura a cada mês para indicar seus livros prediletos;
  • TAG inéditos: quer saber o que há de novo e de bom sendo produzido na literatura contemporânea internacional? Esse plano da TAG livros seleciona os Best-Sellers internacionais ainda inéditos no Brasil e traduz com exclusividade aos assinantes.

Leiturinha

View this post on Instagram

Poços de Caldas 💛 Uma cidade do Sul de Minas Gerais, muito bonita e acolhedora… Foi em Poços de Caldas que foram embalados os primeiros Kits Leiturinha (e de onde saem todos eles até hoje!). Atualmente, 4 anos depois, nossa família cresceu e nossa vontade de levar aprendizado e diversão para os pequenos cresceu mais ainda. Nós crescemos e Poços ficou pequena para o que nos tornamos: a Família PlayKids. Ganhamos São Paulo, Campinas e o mundo, sempre ao lado de PlayKids Explorer e PlayKids App, todos criados com muito compromisso e cuidado pela nossa equipe. Ainda que tenha ganhado o Brasil e o mundo, guardamos um carinho muito especial por Poços, berço da Bebelzinha que sempre estará presente nas nossas histórias. | #curiosidades #FamíliaPlayKids

A post shared by Leiturinha (@leiturinha) on

O já citado Leiturinha é um braço do TAG Livros que é voltado ao público infantil. E esse braço tem ficado mais musculoso e imponente do que o tronco conforme a análise dos números de filiados que cada um apresenta.

É sinal de que as famílias brasileiras estão cada vez mais dando importância em formar pequenos leitores dentro de casa com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento pessoal deles.

O funcionamento desse clube de assinaturas de livros é o mesmo do anterior: planos que rendem kits com livros e brindes entregues em casa. A curadoria é feita por equipe de pedagogos especializados.

Os planos do Leiturinha são:

  • Uni: plano mensal que dá direito a um kit com 1 livro infanto, dicas pedagógicas e “surpresinhas”, além de desconto exclusivo na loja virtual administrada pelo grupo, que tem brinquedos, móveis, coleções etc;
  • Duni: plano mensal que dá direito a kit com 2 livros por mês, dicas pedagógicas, surpresas e desconto na loja virtual;
  • Presente: plano para aqueles que querem apenas dá como presente livros apropriados a faixa etária da criança a ser presenteada, mas não quer se comprometer com assinatura mensal. Ótima opção se estiver sem ideias ou deseja experimentar o serviço antes de embarcar nos planos mensais. Detalhe: o frete nessa categoria é grátis.

 Clube Leitura

Esse talvez seja o clube de assinatura que seja o mais abrangente em termos de pacotes mensais.

São 3:

  • Kids & teensTurma da Mônica. Voltado para o público infanto-juvenil, o kit mensal é composto por edições especiais do Grupo Maurício de Sousa, o pai da Turma da Mônica. Há assinatura mensal, anual e exclusiva para os assinantes da icônica série de mangá brasileiro. Também tem opções para kits com 1 livro ou 2 livros.
  • Adulto: Como o nome da categoria já deixa evidente, é um kit dirigido ao público adulto e que contém as mesmas possibilidades de assinatura do anterior. O interessante da curadoria do Clube Leitura é que há vários consultores literários que fazem indicação e o assinante pode escolher o consultor de sua preferência.
  • Família: esse é bacana por poder incluir a família para manter ou desenvolver o hábito de leitura. É possível personalizar o kit de acordo com seu arranjo familiar. Há pacote com 1 livro adulto e 1 livro infantil, com 2 adultos e 1 infantil e 2 livros infantis e 1 adulto.

Garimpo Clube do Livro

View this post on Instagram

O livro de outubro ajuda, com muito humor, crianças que estão vivendo uma fase complicada da vida, a chegada de um irmãozinho. Momento de ciúmes e insegurança, porém o livro mostra de forma engraçada as vantagens de ser um menino grande. Além de tudo, transmite a certeza que os filhos mais velhos são tão amados pelos pais quanto seus irmãos recém nascidos. A prática da leitura com os filhos é um momento especial em que você pode dar exemplo e mostrar seu amor! Assine o Garimpo e deixa a gente te surpreender. www.garimpoclube.com.br #garimpoclubedolivro #clubeinfantil #crianças #livroparacrianças #filhos #paisefilhos #leitores #pequenosleitores #curadoriadelivros #clubedolivro #surpresa #literatura

A post shared by Garimpo Clube do Livro (@garimpoclubedolivro) on

Esse é um projeto que reúne vários clubes de livros, 8 no total, para o leitor escolher o de seu interesse. Pode-se assinar um ou mais. E a mecânica é igual aos dos anteriores: equipe de curadores especializados, kit mensal com livro e outras graçolas, entrega em casa.

Os clubes de livros filiados ao Garimpo são:

  • Clube Escritoras: Livros escritos por mulheres. Curadoria de Mell Ferraz do blog Literature-se;
  • Clube Ficção: literatura contemporânea;
  • Clube Negócios: Economia, Administração, Liderança. Livros voltados para área empresarial;
  • Clube Humor & Amor: livros de editoras independentes que versam sobre temáticas do cotidiano, como relação de pais e filhos, sob a ótica do humor, mas que podem ter tanto finais felizes como amargos;
  • Clube Poesia: o título dispensa comentários ou explicações;
  • Clube Infantil 4 – 6 anos: o título dispensa comentários ou explicações;
  • Clube Infantil 7 – 8 (idem);
  • Clube Infantil 9 – 11 anos:…

É isso, galera. Espero que encontrem uma opção de agrado para cultivar esse hábito tão bom que é a leitura ou então para indicar a algum conhecido que poderia se beneficiar com essa sistemática dos clubes de assinaturas de livros. E se conhecerem outros clubes do gênero ou até de outras áreas, por favor, podem colocar nos comentários.

Desejo um bom Natal e Ano Novo a todos!

Até 2019.

Sugestão de leitura

Você que curte um bom livro de mistério e suspense, indico a obra “Angústia na Cidade do Caos: crônicas de uma era indecente”, lançado pela Editora Multifoco.

Um rapaz misterioso achado desacordado e sem memória, próximo de um cemitério clandestino de uma comunidade assolada pelo sangrento conflito de facções criminosas, inicia jornada para descobrir os enigmas envoltos de seu passado. Porém, precisará encontrar respostas para questões ainda mais complicadas conforme percebe-se protagonista de eventos sinistros e inconcebíveis para o senso comum de realidade.

Saiba mais a respeito aqui.

Compre o livro aqui.

Adicione o livro na lista de desejados no Skoob. E no GoodReads.

Anúncios

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s