Novidade para os fãs de terror, suspense e romance policial: clube assinatura mensal

Para quem está atrás de um clube assinatura mensal e barato o post de estreia do Cartola Cultural em 2020 vem em boa hora.

Retornando!

Olá, caros leitores do Cartola Cultural. Depois de uma paradinha na virada do ano o blog começa com tudo com 2020 prometendo muitas novidades e conteúdo interessante.

Para não perder nadinha e ter acesso a novidades exclusivas, se inscreva na newsletter e siga o blog.

ABERST clube assinatura mensal
Logo da Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror.

O ano começa com uma boa novidade para os fãs de suspense, terror e romance policial: o Clube do Livro ABERST.

Sobre o clube assinatura mensal (e barato)

A onda de clube de assinaturas parece que não é uma marolinha, veio para ficar. Até escrevi a respeito, mas com o enfoque nas opções voltadas para a literatura. Contudo, há clubes sobre diversos temas: vinhos, beleza, geek etc.

Os que curtem esse modelo de consumo enxergam várias vantagens.

Sem dúvida uma delas é ter acesso a material diferenciado após seleção de curadoria especial.

Para quem não é familiarizado com o conceito, resumo rápido: Clubes de assinaturas se comprometem a enviar mensalmente material exclusivo, relacionado a um segmento específico, via correios para a casa dos assinantes de um dos planos mensais trabalhados.

Detalhe que normalmente os assinantes não sabem o que terão em mãos até a abertura da encomenda em casa, fato que ajuda a criar uma boa ansiedade.

O envio desse material é uma oportunidade de ter acesso a boas novidades, que de outro modo talvez não despertasse interesse, e ficar por dentro com o que há de mais moderno e interessante relacionado à área de enfoque do clube.

Outra oportunidade é a de conhecer mais pessoas que partilham um gosto em comum e compartilhar com elas suas experiências com a leitura ou objeto consumido.

Muitos desses clubes contam com grupos de discussão organizados nas principais redes sociais.

Isto tudo, claro, contando ainda com a comodidade de receber em casa o material.

Mas o atual formato de clube de assinatura mensal não é só elogios.

Aspectos negativos

Muitos acham o valor médio das mensalidades desses clubes salgado, principalmente quando o material enviado no mês não agrada, risco sempre presente.

O modelo de distribuição e consumo acaba, segundo a visão de alguns críticos, fazendo outro tipo de prazer perder o sentido: a visita até a loja física, o próprio consumidor se expor a situação de descoberta.

Por isso, para muitos o ideal é encontrar um clube assinatura barato ou que não exija fidelidade.

Bem, se você é fã de romance policial, suspense e terror e procura por um clube assinatura mensal que atenda a essas características, não deixe de ler o próximo tópico!

Clube do livro ABERST

O Clube do livro ABERST é um clube assinatura mensal organizado pela Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (ABERST). A proposta desse clube é fazer uma ponte entre leitores e livros apresentando o que de melhor está sendo produzido atualmente no Brasil dentro desses gêneros.

Os livros desse clube assinatura mensal são selecionados pelo comitê de curadoria da associação que obviamente analisa a qualidade, mas também as condições de compra fornecida pelos autores e editoras participantes.

O Clube do livro ABERST é gratuito. Os interessados precisam apenas se cadastrar no site da associação. Depois precisarão apenas aguardar os convites de participação dos grupos de discussão do clube assinatura mensal.

View this post on Instagram

Já imaginou ler um livro diferente de suspense, policial ou terror todo mês com outras dezenas de pessoas? 💀 . Vem aí o Clube do Livro da ABERST, uma iniciativa de @larabrasil, @deboracsgimenes, @marlosquintanilha, @liacavaliera, @lady.trotsky e outros associados, que vai beneficiar todos os leitores do gênero! . 🖤 Quem vai poder participar? Qualquer leitor, sendo associado da ABERST ou não. Encorajamos muito que todos os interessados em leituras nacionais de suspense, ficção policial e terror/horror participem. . 🖤 Tem custo? Nenhum, fora a aquisição do livro do mês (opcional, feita da forma como o leitor preferir), e mesmo assim, estamos priorizando editoras que forneçam cupons de desconto especialmente para nosso clube do livro. . 🖤 Como funciona? A curadoria do Clube do Livro escolherá o título baseado nas condições de compra, relevância do tema e qualidade da obra. Nosso foco: escritores nacionais dos gêneros contemplados, sejam de editoras ou independentes, de diversos perfis. Uma vez escolhido o título do mês, anunciaremos a leitura publicamente e os participantes podem adquirir a obra no formato físico ou digital para acompanhar a leitura conosco. . 🖤 Como eu entro? É só preencher a ficha de inscrição no nosso site! ☠ aberst.com.br/clubedolivro/ . Lá também tem todas as informações que você precisa saber 😉 Vem tocar o terror com a gente! #aberst #clubedolivro #terror #policial #suspense #leitor

A post shared by ABERST (@aberstassociacao) on

A escolha do livro do mês será anunciada publicamente no site e nos referidos grupos. O assinante do clube ao se interessar pela obra do mês se encarrega de adquirir o exemplar no formato e nas condições que desejar.

O clube buscará dá preferência a livros disponíveis em diferentes formatos (físico e digital), que estejam disponíveis gratuitamente no Kindle Unlimited da Amazon, por exemplo, ou que forneçam bons descontos aos assinantes do clube.

E se você tem um livro ou conto publicado, ou que está prestes a sair da gaveta, este clube assinatura mensal também recebe inscrição de obras e de editoras que não fazem parte da associação.

As vantagens do Clube do livro ABERST

View this post on Instagram

💭 "Um livro angustiante e ao mesmo tempo sedutor, que chega a ser impossível deixar de lado". – Pablo Madeira – Autor de Clér e Árion⠀ ⠀ Escrita por Marcio Zanini , "Vida Mórbidas" traz a história de Alexandre, que mudou para melhor quando conheceu Julia, mas a sua nova personalidade fraquejou depois de anos de casamento. Sozinho e abandonado ele não tem opção a não ser analisar sua própria vida. Mas esse é o menor de seus problemas, alguma coisa está em sua casa, ele consegue sentir, e o encontro será inevitável.⠀ ⠀ Alexandre terá que manter a sanidade enquanto o impensável lhe acomete. Se não bastasse a destruição física e psicológica que ele é imposto, ainda tenta se esquivar de uma mãe controladora e do detetive William, que tem seus próprios demônios internos, e decide transformar Alexandre em um caso a ser solucionado.⠀ ⠀ Um Thriller psicológico de suspense e mistério.⠀ ⠀ Obtenha mais informações no perfil do autor: @marciozanini78 💀⠀ ⠀ ⠀ #aberst #terror #romancepolicial #booktagram #literatura #livros #escritor #escritores #leitores #leitor

A post shared by ABERST (@aberstassociacao) on

Eu achei a ideia bem interessante. Para os fãs do gênero é uma boa por apresentar novidades.

Você que já leu tudo o que tinha para ler de Stephen King, Agatha Christie, Giulian Flynn, entre outros escritores consagrados dos gêneros em questão, pode aumentar o seu leque de possibilidades com condições bem especiais.

Você decide qual obra irá investir, quando e na condição e formato de sua preferência.

Outra vantagem, julgo, é ficar por dentro sobre a produção nacional em relação a esses gêneros.

Como relatei na resenha de Presentes Perigosos, ter boas histórias inseridas dentro de realidades, ambientes que nos são tão próximos acrescenta um ingrediente todo especial na relação leitor e obra.

Também considero como vantagem o prestigiar de autores nacionais a possibilidade de interação maior e mais rica, pois em tempos de redes sociais praticamente todos os autores têm conta nas principais plataformas, até porque se mostram como as principais fontes de divulgação do próprio trabalho.

Em contexto de mercado editorial tão concentrado em publicações estrangeiras, consequentemente facilitando a popularização dessas obras em detrimento de outras tão boas quanto, mas com menos “cartaz”, não é raro ter a oportunidade de poder trocar ideia facilmente com pessoas de grande poder imaginativo e de ótima bagagem cultural que moram bem pertinho da gente.

Essa relação mais direta com os autores propicia outros tipos de vantagens como de adquirir livros por preços mais camaradas, pois o contato direto tira de cena os intermediários tradicionais, como livrarias, lojas virtuais etc, barateando custos.

Outras vantagens

Para quem gosta de ficar por dentro de eventos alternativos, palestras, feiras literárias, premiações, para conhecer novas pessoas e ter contato com livros que não frequentam as grandes varejistas, acompanhar os escritores nas redes sociais é sem dúvida o melhor caminho.

Mas um detalhe importante é que as obras a serem escolhidas por este clube assinatura mensal pertencem tanto a escritores independentes como publicados em grandes editoras. Para mais detalhes, veja o próximo tópico a respeito da associação.

A ABERST

A Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (ABERST) é uma organização que tem a finalidade de fortalecer esses gêneros no Brasil colaborando com a união e profissionalização dos escritores nacionais.

A ABERST foi fundada em 2017 pela escritora Cláudia Lemes e atualmente é presidida pelo escritor Tito Prates, mais conselho elegido em votação.

A associação realiza várias ações para promover, apoiar e profissionalizar os escritores dos gêneros que abarca.

Uma dessas ações é o prêmio anual ABERST que elege os melhores trabalhos de cada gênero publicados no ano, sejam estes lançados de forma independente ou por editoras.  A eleição ocorre por meio de votação de júri formado por profissionais reconhecidos no meio literário.

Também promove e participa de eventos para que seus associados possam expor os seus trabalhos (ou desenvolvê-los), ter contato mais direto com o público e com profissionais da área.

O grande evento neste primeiro semestre, marcado para 28/03 de 2020, é o “100 anos do Romance Policial Brasileiro no Brasil” (edição São Paulo).

View this post on Instagram

Prepare sua lupa, detetive, pois temos um caso para desvendar 🔎⠀ ⠀ O romance policial completa 100 anos no Brasil, e a ABERST, em parceria com a Unibes Cultural e diversas editoras, tem o orgulho de apresentar o evento "100 anos de romance policial no Brasil – Edição São Paulo"! 🖤⠀ ⠀ Participe conosco de uma tarde imersiva nos casos mais misteriosos que os personagens de ficção brasileiros já tiveram a oportunidade de encarar.⠀ ⠀ Salve na sua agenda: 28.03, a partir das 15h, no Anfiteatro da Unibes Cultural 🖤⠀ ⠀ Em breve, traremos mais informações sobre a programação ;)⠀ ⠀ #aberst #terror #romancepolicial #booktagram #literatura #livros #escritor #escritores #leitores #leitor

A post shared by ABERST (@aberstassociacao) on

Este evento ocorrerá no Unibes Cultural Anfiteatro e recebe apoio de instituições como Harpen Collins Brasil, Globo Livros, L&M Editores e Unibes Cultural.

É prática da ABERST convidar pessoas de grade conhecimento sobre o meio literário, como agentes literários, editores, jornalistas, escritores etc, para fazer lives respondendo perguntas dos associados.

Mas sem dúvida os grupos de discussão exclusivos da associação são as fontes mais constantes de informações, troca de experiências e conhecimentos.

Por meio desses grupos e redes sociais, a ABERST divulga os trabalhos de seus associados, inclusive campanhas de financiamento coletivo.

O clube assinatura mensal da ABERST é mais uma das iniciativas da associação para promover a produção nacional de suspense, terror e romance policial.

É difícil de entrar?

Para fazer parte da ABERST é necessário apenas preencher o formulário de inscrição. É feita uma breve análise do perfil para aceitar ou não um novo membro. Mas nada muito exigente, o trabalho do escritor(a) não é analisado.

Até hoje, dos mais de 150 associados, apenas um não foi aprovado (provavelmente era algum maluco, fã de Hitler, Mussolini, essas porras).

É isso, galera. Espero que tenham gostado dessa dica e que ela traga boas surpresas.

Se gostou deste conteúdo sobre clube assinatura mensal, compartilhe com os seus amigos, dê uma curtida, comente. Seu apoio é muito importante para o Cartola Cultural. Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s